sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O escritor russo Ivan Turgenev, em sua história Fathers and Sons - Pais e Filhos - colocou estas palavras em um de seus personagens:

"A vida de cada um de nós está por um fio, um abismo pode se abrir abaixo de nós a qualquer momento, e mesmo assim saímos de nosso caminho para inventar todos os tipos de problemas para nós mesmos e para atrapalhar nossa vida" (New York, NY: Signet Classics, 2005, p. 131) *

Muitas vezes dizemos que somos cristãos, ou mesmo ateus, ou que seguimos algum outro ideal na vida. Mas, o caminho que estamos trilhando corresponde a este ideal? Vivemos em um mundo em que pessoas querem fazer o bem matando dezenas de jovens em uma emboscada. Onde pessoas querem deixar marcas entrando em um colégio e matando crianças inocentes. Filosofias são criminalmente pixadas em muros, ideias são apregoadas com violência. E eu me pergunto: estamos caminhando rumo aos nossos ideais? Temos sido o que pretendemos ser?

O texto acima nos reforça a ideia de que nossa vida não passa de um sopro; hoje somos, amanhã poderemos ter passado. Se somos tão frágeis, de que vale vaguear em ideias tortas e filosofias vãs por toda uma vida? Vejo constantemente pessoas travando guerras que não existem, lutas sem sentido.
As coisas boas têm se tornado efêmeras, e as tragédias constantes. Pedimos paz, oferecemos guerra. Desejamos o amor, vivemos o ódio.

Preciso refletir em meus objetivos, e trilhar o caminho correto, antes que seja tarde demais. Por que complicar o que é simples, e tornar problemático ou dúbio o que já está bem definido? Sei meu caminho, compreendo onde quero chegar, e daqui não quero me desviar!

Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17.10

* citado na Lição da ES, 20/08/11

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se em nosso RSS e receba aviso a cada nova postagem Siga-me no Twitter!