domingo, 24 de maio de 2009


“O fato de ter um ideal elevado para sua vida, e estar determinado a apegar-se a certas normas, pode tornar você diferente. Mas isso importa?

Na cidade de Oslo existe um monumento singular pelo fato de sua inscrição ter apenas uma palavra norueguesa: “Nei”. Ela simplesmente quer dizer “não”. Por trás dessa inscrição, está a história de um dos grandes heróis da Segunda Guerra Mundial, Lauritz Sand: Ele foi levado prisioneiro pelos nazistas que suspeitavam que ele tivesse contato com o movimento secreto de resistência. Fizeram mais do que apenas prendê-lo. Interrogaram-no. Torturaram-no. Mas para todas as perguntas sua única resposta era: “Nei”! Finalmente, ele morreu em consequência dos maus tratos recebidos. Nada o induziu a revelar segredos, o que poderia custar a liberdade ou mesmo a vida de outros. 

Ainda que consideremos “Não!” como uma resposta negativa, ela pode ter um significado positivo. Para Lauritz Sand, “Não!” era a expressão de suas convicções quanto ao que era correto e verdadeiro, do seu amor pelo seu povo e seu país, da lealdade e do idealismo. Ter uma atitude positiva para com a vida não significa necessariamente sempre dizer “Sim” a tudo o que enaltece e edifica. Também significa dizer “Não!” a tudo que destrói e degenera.”¹

Que preço tem seu cristianismo? Procure valorizar sua vida e relacionamento sendo fiel aos seus princípios. 

¹ Extraído do livro O Amanhã Começa Hoje, de Alf Lohne; página 17.
Categories: ,

Um comentário:

  1. É realmente é pra se pnsar! Será que fariamos como ele??? Com certeza que por nós mesmos não!

    ResponderExcluir

Inscreva-se em nosso RSS e receba aviso a cada nova postagem Siga-me no Twitter!