terça-feira, 22 de setembro de 2009

O famoso arquiteto Cristóvão Wren, quando construía a Catedral de São Paulo, em Londres, colocou em lugar proeminente da construção um cartaz que todos os operários deviam ler, e que dizia: "Como entre os operários e outros é tão frequentemente ouvido o ímpio costume de blasfemar, para desonra de Deus e menosprezo de Sua autoridade, e a fim de que semelhante impiedade seja completamente banida nesta obra que se destina ao culto de Deus, para honra da religião, ordena-se que o blasfemar seja considerado crime bastante para motivar o despedimento de qualquer operário aqui empregado."

Tenho visto uma corrente desmoralização da reverência em nossas igrejas. Crianças correndo e pessoas falando alto transformam a casa de Deus, muitas vezes, em um clube de final de semana. Mulheres com seus saltos estalam igreja adentro, coisa que certamente não ocorreria em um jantar com família nobre. Sim, é uma casa. Mas é a casa de Deus, não a nossa. 

O que, aliás, também me faz entender menos ainda. Pois vejo pessoas tão interessadas no cuidado de suas casas, enquanto que as mesmas pessoas são desleixadas com o que está ligado à igreja. Salas sempre limpas, sapatos sujos sendo tirados antes de entrar em casa. Mas na igreja estas mesmas pessoas trilham o corredor principal com o mais belo 'barro vermelho', como quem diz: "Olá, passei por aqui!".

Sempre quis entender o que significa reverência para essas pessoas. Certamente um palavra mística e distante, sem nenhum impacto prático em seu cristianismo. Segundo o wikcionário, reverência significa respeito pelas coisas sagradas, e isto nos dá uma ótima definição. Não é difícil compreendermos que quando estou na presença de Deus, todas as coisas ao meu redor devem ser tratadas como santas. Por isso é que o adoramos em uma igreja, e não em um bar qualquer numa esquina. Precisamos estar em Sua presença rodeados de coisas santas, sagradas. Tudo deve estar estritamente dedicado ao louvor e adoração ao Senhor. 

Ou seja, o chão que pisamos pisoteamos na igreja é sagrado, portanto devemos passar a caminhar cuidadosamente. Os bancos que sentamos riscamos é sagrado, portanto devemos de agora em diante sentar cuidadosamente e silenciosamente. O púlpito onde adoramos nossas crianças brincam é sagrado, portanto devemos subir nele após dedicado jejum e oração. Ou seja, todas as coisas são sagradas e assim devem ser tratadas. Coisas sagradas são separadas, dedicadas, destinadas a um particular. Na igreja este particular é adorar a Deus. 

Na próxima vez que adentrar em uma igreja, seja qual for, lembre-se de que você está ali para honra e glória de Deus, e não há nada nem ninguém maior que Ele.

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se em nosso RSS e receba aviso a cada nova postagem Siga-me no Twitter!