domingo, 26 de julho de 2009

Oitocentas páginas de um manuscrito bíblico, o mais antigo conhecido, foram restauradas e disponibilizadas na internet para pesquisas. Chamado de Codex Sinaiticus, o manuscrito foi escrito em grego no século 4.

"Este manuscrito de 1,6 mil anos é uma janela para se entender o desenvolvimento do início do Cristianismo, e se trata de uma evidência em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração a geração", disse McKendrick. Segundo o especialista, a versão original do Codex Sinaiticus continha cerca de 1.460 páginas - cada uma medindo 40 cm por 35 cm. Por 1,5 mil anos, o manuscrito ficou preservado em um mosteiro na Península do Sinai, no Egito. Em 1844, ele foi encontrado e dividido entre Egito, Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha. [BBC]

Ao visitar o site do projeto, chamou-me a atenção a disposição dos fragmentos do manuscrito, informando suas posições exatas no pergaminho. Ao lado direito do site podem ser consultados os textos completos, com a etimologia de algumas palavras. O site pode ser visualizado em inglês - mas se você for fluente em alemão, grego ou russo, pode escolher um deles também... :o).

Visite o projeto Codex Sinaiticus.
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se em nosso RSS e receba aviso a cada nova postagem Siga-me no Twitter!